terça-feira, 12 de maio de 2009

Led Zeppelin - Presence (1976)


Aí vai o Presence, baita disco do Led, um clássico (dizer isso sobre algum álbum do Led já é clichê). Presence, o sétimo disco de estúdio, lançado em 1976, logo depois do acidente que Plant sofreu na Grécia em 1975, que obrigou a banda a cancelar uma gigantesca tour mundial no auge da carreira.

Plant descansava e se recuperava na ilha de Jersey, e em Malibu, Califórnia, ao mesmo tempo ia escrevendo algumas letras que foram finalizadas quando Page foi para Malibu encontrar Plant, depois se encontraram com John Bonhan e John Paul Jones em Hollywood, no SIR estúdio, para ensaiar, ensaios estes que duraram um mês. O álbum foi o mais rápido a ser gravado pelo Led, o disco foi gravado em apenas três semanas no Musicland Studios em Munique, com Plant em uma cadeira de rodas. Os Stones iam gravar no mesmo estúdio depois deles e ficaram espantados pelo led ter gravado o álbum em apenas 17 dias. O trabalho foi "pouco pesado", Page disse mais tarde que trabalhava na mixagem de 18 a 20 horas por dia, além de ter ficado dois dias acordado para gravar as guitarras e overdubs.

Poucas faixas, sete, mas longas e incríveis na maioria, o disco tem vários destaques, como "Achilles Last Stand", "Nobody's Fault But Mine" e "Royal Orleans", as duas primeiras são lendárias, dois tapas na cara e as minhas favoritas de forma disparada no disco, mas vale lembrar "Candy Store Rock", "Hots On For Nowhere" e de que é um disco do caralho, daqueles que a gente não precisa pular nenhuma faixa. Presence é o único estúdio álbum que não utiliza nenhum teclado e nenhuma faixa acústica, a explicação seria de que a banda queria retornar ao som mais simples do hard rock, como no Led I. Uma história curiosa é de que o disco foi finalizado um dia antes do Dia de Ação de Graças, daí Page deu a idéia de chamar o álbum de Thanksgiving (em inglês significa Dia de Ação de Graças), mas prevaleceu a idéia de algum título que representasse a força e a presença que os membros sentiam na banda.

Apesar de não ter vendido muito como os discos anteriores e por isso ter sido subestimado com o passar dos anos, é ouro para quem gosta de rock 'n' roll ou do glorioso hard rock.

Track list:
01 - Achilles Last Stand

02 - For Your Life
03 - Royal Orleans

04 - Nobody's Fault But Mine
05 - Candy Store Rock

06 - Hots On For Nowhere

07 - Tea For One

Formação:
Robert Plant - Vocal
Jimmy Page - Guitarra
John Bonhan - Bateria
John Paul Jones - Baixo e teclado

O álbum está em 5 opções de servidores, baixe conforme a sua preferência:

Rapidshare - Download
ou
Zshare - Download
ou
Megaupload - Download
ou
Badongo - Download
ou
Depositfiles - Download

Tamanho:79,34MB


2 comentários:

luke disse...

a capa eh istranha mais parece bom

RIVAS disse...

Esse disco é fantástico mesmo com Plant machucado não deixaram a peteca cair. Ainda tenho até em LP..e escuto essa WONDERFULL BAND até hj