quinta-feira, 25 de março de 2010

Rosa Tattooada [Discografia]




Rosa Tattooada é uma banda brasileira de hard rock formada em Porto Alegre, RS, em meados de 1988, influenciada principalmente por artistas do mesmo estilo, tais como AC/DC e KISS, além das bandas de glam metal como Guns N' Roses, Mötley Crüe, entre outros. Quanda a banda começou, esse estilo ainda estava em alta praticamente no mundo inteiro. A formação original surgiu da associação de dois ex-roadies da banda Os Cascavelletes - o vocal/guitarrista Jacques Maciel e o baterista Beat Barea, irmão de Alexandre Barea - e dois outros integrantes, Paulo Cássio (guitarra) e Eduardo Rod (baixo).

A banda fez grande sucesso no cenário do rock gaúcho do início dos anos 90, realizando shows invariavelmente lotados, no quais era predominante o público adolescente feminino. Na capital, os shows frequentemente aconteciam no bar Porto de Elis. O primeiro álbum, Rosa Tattooada, foi lançado em 1990 pela gravadora Nova Ideia, e produzido por Thedy Corrêa, líder da banda Nenhum de Nós. Emplacaram sucessos como "O Inferno Vai Ter que Esperar" - por muito tempo em primeiro lugar na programação das rádios FM gaúchas - e Tardes de Outuno. Pouco depois a banda foi convidada a abrir os três shows da banda Guns N' Roses no Brasil. Em 1992 a Rosa Tattooada assinava contrato com a Sony Music, pela qual regravou o primeiro álbum com lançamento e distribuição nacionais.

Naquela mesma época, porém, em muito devido à influência da MTV estadunidense, que passou a sistematicamente ridicularizar e marginalizar artistas do gênero, o glam rock/metal entrou em declínio, cedendo a vez inicialmente ao funk metal e posteriormente ao grunge. Com isso, a atenção do público foi desviada e várias bandas estrangeiras, na sua maioria norte-americanas, se desfizeram.
Em 1994 a banda novamente trocou de gravadora, mudando-se para a Paradoxx Music e lançando Devotion, que se diferencia do trabalho anterior pelas canções em inglês. Com ele não conseguiram, porém, obter o sucesso alcançado pelo primeiro álbum, o que pode estar relacionado também ao surgimento da onda grunge. Especula-se que a Rosa Tattooada tenha tentado adaptar sua sonoridade ao novo estilo, desvirtuando-se de suas origens. A consequência foi a separação.
Retornando em 2000 com um power trio formado por Jacques Maciel (vocal/guitarra), seu irmão Rodrigo Maciel (baixo) e Beat Barea, a banda volta à ativa e lança o álbum Carburador pela gravadora Antídoto. Dois anos depois, em 2003, lançam mais um álbum, Hard Rock DeLuxe, em comemoração aos 15 anos da banda, com produção de Vini Tonello, que havia participado da gravação do álbum anterior e na época já integrava o grupo como tecladista convidado.
Em 2006, o Rosa Tattooada lançou seu trabalho mais recente, Rendez-Vous, produzido pelo baterista Beat Barea. Em junho de 2008 gravaram seu primeiro DVD ao vivo, registrado no Bar Opinião, famosa casa noturna porto-alegrense. Apesar de ansiosamente aguardado pelos leais fãs da banda, o DVD ainda não tem data prevista de lançamento. Recentemente, em junho de 2009, a banda anúncia sua terceira e atual formação. Valdi Dalla Rosa, ex-integrante do projeto paralelo de Jacques Maciel, Jacques Maciel e os Esqueletos, assume o baixo; Martin de Andrade, antigo amigo da banda, inicialmente cotado para integrar os Esqueletos, é o novo guitarrista. O quarteto então grava uma nova música, "Rock 'n' Roll Até Morrer", que é lançada no MySpace oficial da banda e disponibilizada para download. Em março de 2010, após uma conturbada abertura para o show Guns N' Roses em Porto Alegre, o guitarrista Martin De Andrade sai da banda, que segue como power trio.

A banda Abriu os três shows do Guns N' Roses no Brasil em 1991/1992 e junto com o Barão Vermelho, a única banda de rock a lotar o Teatro da OSPA em Porto Alegre.

 

1990 - Rosa Tattooada




1992 - Rosa Tattooada



1994 - Devotion



2001 - Carburador



2003 - Hard Rock DeLuxe




2006 - Rendez-Vous



Novo single: Rock N Roll Até Morrer - Download

Um comentário:

Unknown disse...

OI AMIGO AQUI É O CÉLIO SOM BLOG TUDO BEM?
POR FAVOR MUDA O LINK DO MEU BLOG QUE VOCE INDICA AQUI AMIGAVELMENTE

WWW.NADIAMANTE.BLOGSPOT.COM

VALEU UM ABRAÇO

CELIO