segunda-feira, 27 de abril de 2009

Deep Purple - Who Do We Think We Are (1973)



Disco clássico da melhor fase do Purple, quando tinham o status de uma das maiores bandas do planeta, em que todos os integrantes além de serem técnicos, possuiam uma poderosíssima performance ao vivo e uma grande habilidade de improvisação. Este período, chamado de Mark II, por ser a segunda formação, lançou este disco que não emplacou muito nas vendas, mas é um disco muito bom mesmo, foi o último do Mark II e também ficou marcado pelos atritos internos na banda, principalmente entre Gillan e Blackmore.

O disco realmente fica meio ofuscado perto do "Machine Head" e os outros álbuns desta fase, mas sem dúvidas é um disco extraordinário. Mais melódico e de certo modo pop, além de estar com menos peso e longos solos virtuosos, o disco continua trazendo a aliança da guitarra de Blackmore e do órgão de Jon Lord, com suas melodias e riffs que marcaram o rock, Ian Gillan em grande forma, apesar de abusar menos dos seus agudos à la "Child In Time" e a cozinha extraordinária de Paice e Glover, este último que deixaria a banda juntamente com Gillan depois deste disco. O rock clássico de "Smooth Dancer", mostra as características clássicas do Purple e é sem dúvida uma das melhores faixas, "Woman From Tokyo" foi o single e música que mais fez sucesso na época, tendo sido composta inspirada nas lendárias atuações da banda no Japão, vale citar também "Super trouper" e "Mary Long", está ultima ironizando de modo bem humorado Mary Whitehouse, uma britânica era famosa por sua luta em defesa da moralidade com um grande trabalho de guitarra de Blackmore, que "brincava" com sua arte nestas duas músicas, "Our Lady" tem uma melodia interessante, contagiosa, apesar de mais pop, uma música realmente agradável.

Who Do We Think We Are realmente é um discão que não pode faltar na sua coleção, vale bastante apena, cheio de rocks clássicos, melodias e solos que marcou o final de maior fase de uma das maiores bandas do rock 'n' roll. É um dos meus discos preferidos dos caras, não fica muito longe de Fireball ou In Rock e mostra que foi uma formação que musicalmente falando, só se houve altos, enquanto os baixos ficam em relação a alguns momentos de desentendimento entre os membros.

Tracklist:
01 - Woman from Tokyo
02 - Mary Long
03 - Super Trouper
04 - Smooth Dancer
05 - Rat Bat Blue
06 - Place in Line
07 - Our Lady
Bônus:
08 - Painted Horse
09 - First Day Jam

Formação:
Ritchie Blackmore - Guitarra
Ian Gillan - Vocal e harmônica
Ian Paice - Bateria
Jon Lord - Teclado/Órgão
Roger Glover - Baixo

O disco está em cinco opções de servidores, aí cabe sua preferência:

Megaupload - Download
ou
Rapidshare - Download
ou
Depositfiles - Download
ou
Badongo - Download
ou
Zshare - Download

Tamanho: 50,68MB

Nenhum comentário: