sábado, 7 de novembro de 2009

Queen - Sheer Heart Attack (1974)


Falar sobre que banda é o Queen seria um clichê medonho e caso alguém não conheça o grupo, três dicas são úteis: se matar, pesquisar mais sobre o grupo ou pesquisar desvairadamente sobre o grupo. Não é minha banda preferida, mas sempre gostei muito e aprendi a curtir mais ainda depois de assistir em Porto Alegre no ano passado o melhor cover da banda no mundo, o famoso Dios Salve a La Reina, da Argentina. Enfim, caso esteja descobrindo Queen agora, ou quer conhecer mais, vale muito a pena ouvir a banda de Brian May e cia que certamente não vai decepcionar.

O terceiro disco de estúdio do Queen, Sheer Heart Atack, foi lançado em novembro de 1974 e alcançou muitíssimo sucesso comercial além de ser aclamado pela crítica. Sendo produzido por Roy Thomas Baker e pelo próprio grupo, se tornou um clássico que marcou a vida de muitas pessoas e a carreira de muitos artistas. Um fato curioso é que enquanto a banda fazia sua tour abrindo shows para o Mott The Hopple em sua primeira tour norte-americana, constatou-se que Brian May contraiu hepatite ao se infeccionar por meio de uma vacina enquanto a banda passava pela Austrália durante a turnê, mas continou trabalhando no disco enquanto estava internado. Quando se recuperou da hepatite, uma úlcera estomacal surgiu, o que necessitou de cirurgia e fez com que a banda cancelasse uma seguinte tour e deixou May com medo de ser substituído por outro guitarrista, porém, isso era algo que nem a banda cogitava. O resto do grupo continou compondo e produzindo o álbum sem Brian, deixando espaços nas músicas para seus riffs, solos e backing vocals. Quando se recuperou, finalmente completou o serviço e terminaram a produção do álbum. A tour de divulgação do álbum que durou de outubro de 1974 até maio de 1975 teve Styx, Kansas, Hustler e Mahogany Hush como bandas de abertura.

O álbum traz como clássicos incontestáveis "Brighton Rock" com Mercury em falsete e Brian May com um riff memorável, além de "Killer Queen" que é uma baita música e maior sucesso comercial do disco, e "Stone Cold Crazy" que foi composta por Freddie Mercury em sua banda anterior ao Queen, falando sobre gangsters e Al Capone, já tendo sido tocada ao vivo em 1972, MUITO antes da produção do disco. "Tenement Funster" tem Roger Taylor arrasando mais uma vez no vocal, lembrando muito "I'm In Love With My Car". "Dear Friends" é mais uma passagem bonitinha que até lembra aquelas musiquinhas clássicas de natal. "Misfire" é uma faixa com influência de reggae e música caribenha que foi composta por Deacon, tendo todas as guitarras tocadas por ele nessa faixa, apesar da sonoridade à la Brian May. "Now I'm Here" é literalmente um rockão daqueles imperdíveis do Queen, que foi composto por May durante sua estadia no hospital e virou mais um clássico, detalhe para a referência a "Little Queenie" de Chuck Berry e os efeitos eletrônicos que aqui mais tarde iriam fazer parte da trilha de cenas esportivas de filmes e competições. O por quê de escolherem logo esse som, não me perguntem. "In The Lap Of The Gods" foi segundo Freddie, um prelúdio a Bohemian Rhaposody e o disco A Night At The Opera, com sua influência de música clássica minada de coraizinhos. "Bring Back That Leroy Brown" lembra muito "Bicycle Race" pelo seu ritmo acelerado e alegre, fazendo homenagem ao americano Jim Croce, que morreu um ano antes do lançamento do disco em um acidente de avião e tinha uma música chamada "Bad Bad Leroy Brown". "She Makes Me" é uma bela faixa que traz Brian May no vocal e Deacon no violão, além disso, sirenes da polícia de Nova Iorque, barulhos de bares fechando e uma respiração profunda fechando a música. E por final "In the Lap of the Gods... Revisited", com um refrão muito marcante e um sentimento , é como a "We Are The Champions" do disco, sendo que algumas pessoas dizem que ela até inspirou a criação de sua irmã mais famosa. É certamente um dos maiores clássicos do rock, com vários clássicos, alguns rockzões pegados, outras belas faixas acústicas e uma interpretação irreparável de todo o grupo.

Track list:

01 - Brighton Rock
02 - Killer Queen
03 - Tenement Funster
04 - Flick of the Wrist
05 - Lily Of The Vally
06 - Now I'm Here
07 - In The Lap Of The Gods
08 - Stone Cold Crazy
09 - Dear Friends
10 - Misfire
11 - Bring Back That Leroy Brown
12 - She Makes Me (Stormtrooper in Stilettos)
13 - In the Lap of the Gods... Revisited

Formação:

Freddie Mercury – Vocal, teclado e piano
Brian May – Guitarra, piano, ukulele, banjo e vocal em "She Makes Me"
Roger Taylor – Bateria, percussão e vocal em Tenement Funster"
John Deacon – Baixo, violão e guitarra
 

O álbum está em 5 opções diferentes de servidores para download, baixe conforme a sua preferência:

Rapidshare - Download

ou

Zshare -
Download
ou

Badongo - Download

ou

Megaupload - Download

ou

Depositfiles - Download



Tamanho: 35,42MB

Nenhum comentário: