quarta-feira, 11 de novembro de 2009

The Who - Who's Next (1971)




Impossível entrar em alguma loja de discos e não ver "Who's Next" em algum lado. O grande clássico do The Who, impressiona já na capa e o que dizer do disco em si então? Lançado em agosto de 1971 e produzido por Glyn Johns e pelo próprio grupo, o quinto disco dos caras é considerado não apenas um dos melhores disco da banda, mas também do rock, sempre sendo colocado entre os primeiros nas listas de melhores álbuns. A revista Rolling Stone colocou-o em 28° na lista “500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos”, enquanto o canal VH1 classificou o disco como o 13° “Melhor Álbum de Todos os Tempos”. Com a formação original, o grupo fez um disco sólido e repleto de clássicos que influênciou tudo que surgiu após ele no mundo da música.

O álbum é origem do projeto conceitual Lifehouse, organizado por Pete Townshend, mas que não deu certo. A intenção era fazer um show onde dados da platéia fossem enviados para um sintetizador análogo ARP de um modo que se criassem músicas que se complementassem. Townshend também tinha Lifehouse como roteiro para filme, mas foi outro projeto que não rolou. O projeto provocou desentendimentos entre Pete Townshend e o produtor do Kit Lambert, além de se constatar que não tinha como realizar o projeto por vários motivos, que segundo Pete era: "Um avião Brabazon, dos anos 50: conceitualmente magnífico, mas muito pesado para deixar o solo." A banda até gravou umas músicas para o projeto, mas após o desentendimento com seu produtor e a desistência, eles foram recomeçar do zero no estúdio com o produtor Glyn Johns e gravar o que hoje é este clássico. Johns foi essencial para a incrível produção e os arranjos do disco, ajudando a criar a solidez do álbum.

No início a capa era para ser uma foto de várias mulheres gordas e nuas, mas por motivos óbvios não rolou, além disso, houve chances da capa ser uma foto de Keith Moon usando lengerie, com um chicote na mão e peruca preta, que também não rolou, mas consta no encarte do cd remasterizado. Finalmente capa escolhida, que na minha opinião é uma das mais geniais do rock, traz o grupo que acaba de mijar num bloco de concreto - que fica no Easington District Collliery, em County Durham - e fazendo uma referência ao monolito descoberto na Lua no filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, que foi  lançado em 1968. Existem várias teorias e boatos sobre a capa também, inclusive sobre ser um protesto afirmando que não iriam tocar Tommy eternamente.

"Baba O'Riley" com Pete tocando um piano contagiante, a bela e cheia de emoção "Love Ain't For Keeping", "My Wife" e a ácida "Won't Get Fooled Again" que é a cara do Who são os clássicos obrigatórios do álbum. “Bargain” e "The Song Is Over" trazem resquícios do projeto Lifehouse com alguns efeitos. O disco teve participação de outros monstros como Leslie West, Al Kooper e Nicky Hopkins. A versão remasterizada de 1995 traz vários bônus que inclusive estão no disco postado e estão indicados abaixo. Um belo disco da capa ao som, com solidez, ótima produção e atuação genial do grupo, que merece mais que cinco estrelas.

01 - "Baba O'Riley"
02 - "Bargain"
03 - "Love Ain't For Keeping"
04 - "My Wife"
05 - "The Song Is Over"
06 - "Getting In Tune"
07 - "Going Mobile"
08 - "Behind Blue Eyes"
09 - "Won't Get Fooled Again"
10 - "Pure and Easy"**
11 - "Baby Don't You Do It"**
12 - "Naked Eye"**
13 - "Water"**
14 - "Too Much of Anything"**
15 - "I Don't Even Know Myself"**
16 - "Behind Blue Eyes"**

**Faixas adicionais da versão remasterizada lançada em 1995.


Formação:
Roger Daltrey - Vocais e harmônica em "I Don't Even Know Myself"
Pete Townshend - Guitarra, órgão, sintetizador VSC3 e ARP, piano em "Baba O'Riley"e vocal em "Going Mobile"
John Entwistle - Baixo, vocal e piano em "My Wife"
Keith Moon - Bateria e percussão


O álbum está em 5 opções diferentes de servidores para download, baixe conforme a sua preferência:

Rapidshare - Download
ou
Zshare - Download
ou
Mediafire - Download
ou
Megaupload - Download
ou
Depositfiles - Download

Tamanho: 95,16MB


Um comentário:

Rivas rock disse...

Links não estão chegando